quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Andrés Segovia - O pai do violão clássico

Andrés Segovia

Andrés Segovia (Linares, Espanha, 21 de Fevereiro de 1893 -  Madri, 3 de Junho de 1987).
Hoje não quis ouvir metal como de costume, então resolvi relembrar do tempo que estudava violão clássico, e fui escutar Andrés Segovia. Nossa como fazia tempo que não o apreciava, e me arrependi de não o tê-lo feito antes. Segovia é considerado o pai do violão clássico, além de ser um dos músicos mais fantásticos e respeitados que já existiram. Ele começou a tocar violão ainda criança, isto fez com que desenvolve-se uma técnica apurada e um estilo próprio.
Andrés transcrevia e fazia os arranjos de obras de grandes compositores como Bach e Pagannini, isto graças ao seu domínio do instrumento e a sua genialidade. Ao 16 anos fez sua primeira apresentação, o que o levou anos mais tarde a sue primeiro concerto profissional, e daí por diante não parou mais de se apresentar e gravar discos.
Seu amor ao violão o fez querer mostrar ao mundo, que este instrumento considerado popular podia se igualar em nobreza e beleza ao piano e ao violino, e graças a sua dedicação, a sua técnica precisa e limpa, isto foi possível.
Hoje a há milhares de estudantes do violão erudito, e músicos de grande respeito internacional, que se apresentam em grandes recitais. Com Segovia este instrumento conquistou o respeito da comunidade erudita, e também da camada mais popular.
As interpretações de Segovia não são só para serem ouvida, mas também para serem sentidas. Cada nota que executa deve ser apreciada tanto por sua beleza límpida, como por sua beleza emocional. Seus disco são como obras de arte que servem como aulas de como este instrumento de ser tocado.  Sua importância vai muito além dos violonistas clássicos, pois ele deve ser um referencial para guitarristas e violinistas não importando o estilo musical a que estes estejam presos.

JOHN WILLIAMS PLAYS BACH'S CHACONNE PARTE 1/2

      Neste video John Williams toca Chaconne de Bach, no arranjo criado por Andrés Segovia, infelizmente não achei nenhum video com  próprio Segovia executando-a, mas há videos dele ensinando seus alunos a tocá-la, vale a pena apreciar.

Um comentário:

  1. Olá,
    tenho o arranjo do Segóvia, interpreto este arranjo há um bom tempo, mas este que o John Williams toca passou por algumas adaptações. O que posso afirmar é que ele não seguiu o arranjo do Segóvia na sua totalidade. Gostaria realmente de saber quem fez este arranjo que o Williams interpretou, pois é fantástico. Não desmerecendo o do Segóvia.

    ResponderExcluir